segunda-feira, 4 de maio de 2020

Livramento de Nossa Senhora* - Bahia - Por Deise Lúcide Moreira Lima

Histórico da Cidade

O primeiro núcleo populacional iniciou-se em 1715 com a chegada de paulistas na região a procura de ouro e pedras preciosas. Os jesuítas que os acompanhavam construíram a capela de Nossa Senhora do Livramento, originando o arraial. Em virtude da mineração do ouro, o povoado cresceu rapidamente, sendo elevado à vila em 1724. 
Por ordem do Conde de Gáveas, a sede da vila foi transferida para o povoado de Creoulos, atual Rio de Contas, em 1743. A antiga vila desceu à categoria de simples povoado, com o nome de Vila Velha. Em 1880, o povoado de Vila Velha foi novamente elevado à vila, com o nome de Vila Nova do Brumado, porém a Resolução não foi executada. Restaurou-se o município de Vila Velha em 1921.
Em 1923, alterou-se o topônimo para Livramento. Em 1931, o topônimo foi mudado para Livramento do Brumado, devido à existência do Rio Brumado que corta o município. A Lei Estadual nº 2.325, de 14 de maio de 1966, alterou o topônimo para Livramento de Nossa Senhora, cuja vigência depende da promulgação da nova Divisão Territorial do Estado. Livramento de Nossa Senhora teve seu território desmembrado em 1962, para formar o Município de Dom Basílio.

*Livramento fica à 68 km de distancia de Brumado.

Fotos Atuais de Livramento



Vista Igreja em Livramento

Praça em Livramento

Prefeitura de Livramento

Vista aérea de Livramento

Bairro São José - Livramento


Fonte. Google Maps
É um bairro que fica próximo ao centro. É um bairro muito calmo, e também não temos tantos comércios nele, mas como é um bairro que fica muito próximo ao centro não é difícil de ter acesso aos comércios. Na parte mais baixa, tem uma lagoa, que vem das águas do rio Taquari. Um boa parte do bairro tem calçamento nas ruas, ficando descalças apenas algumas ruas que ainda estão em formação ou que possuem poucas casas. No bairro temos ainda algumas escolas, mas quero destacar a Escola Municipal Polivalente, que é uma das grandes escolas do município e que é onde estudei no ensino fundamental II.
O bairro abriga ainda uma igreja católica, a Igreja de São José, que é o padroeiro do bairro. Em tempos de novenário, nos dez dias de festa, toda a comunidade São José, e demais comunidades do município são convidadas a festejar, e todo ano temos lindas celebrações que enche o nosso bairro de vida, cores, além de diversas pessoas que chegam a comunidade para celebrar conosco. Gosto muito de residir no meu bairro, pois além de calmo e sossegado, tem também a facilidade de morar perto do centro, o que facilita muito no dia a dia.

Rua no Bairro São José

Rua no Bairro São José


* Deise Lúcide Moreira Lima cursa o 2 ano Técnico em Edificações

Um comentário: